

Futebol Amador Infantojuvenil
Em parceria com o Ministério do Esporte, através de recursos incentivados previstos na Lei n°. 11.438/06 objetiva-se:
• Captar patrocinadores para a consecução dos objetivos previstos e contribuir com a política nacional de incremento ao desporto e na formação de cidadãos éticos e responsáveis.
• Estimular a prática esportiva educacional e usa-la como ferramenta de promoção de saúde, crescimento ético, moral e participação social incentivando os alunos a gostarem de estudar e aumentem as taxas de progressão escolar, e assim, os mesmos possam se tornar cidadãos vencedores na construção de um futuro melhor.
• Promover os princípios fundamentais do respeito aos parceiros, trabalho em equipe, jogo limpo (fair-play), freqüência regular à escola e a interação familiar.
• Instigar a prática de atividade física de maneira prazerosa e agradável;
Objetivos do Projeto:
Proporcionar ao público infantil que estejam frequentando regularmente o ensino fundamental e médio das escolas públicas do Serro/MG, gratuitamente aulas de futebol de campo regulares e sistematizadas com o propósito auxiliar na construção da cidadania.
• 50% dos participantes serão obrigatoriamente do ensino público de acordo com o Decreto 6.180/07.
• Desenvolvimento solidário e cidadão, na integração entre comunidades, famílias, professores, dirigentes e companheiros de prática e, nessa perspectiva, predominam as atividades que estimulam os alunos a terem consciência de sua responsabilidade pessoal, saber as consequências do próprio comportamento e que contribuam no seu processo educacional.
Objetivos do Projeto:
• Promover uma melhoria na qualidade de vida diretamente crianças e adolescentes com iniciativas esportivas, educacionais, culturais e preventivas com pelo menos 02 aulas semanais, 08 mensais e 88 aulas anuais;
• Proporcionar as crianças o prazer do trabalho em equipe e consequentemente a interação, além do ambiente familiar ampliando os vínculos sociais;
• Participação dos alunos em Campanhas Sociais não só como executores, mas como principais autores transformadores da sociedade.
• Desenvolver habilidades motoras gerais e habilidades motoras específicas de futebol de campo;
• Criar vivências às crianças e adolescentes para que possam levá-los a perceberem-se como protagonistas na solução de problemas relativos ao bem comum, através da participação ativa em ações de solidariedade (campanha do agasalho, reciclagem de lixo, etc.);
• Criar fundamentos e integração entre amigos, família e escola através de atividades em que se desenvolvam ações interpessoais e a inclusão dos pais ou responsáveis em atuações onde é possível a participação de todos;
• Estimular a freqüência escolar e acompanhar em conjunto com as escolas e com as famílias, onde os alunos estudam, a freqüência e o desempenho escolar;
• Implantar Planejamento Participativo entre professores, alunos e pais. É através de reuniões entre todos os envolvidos no projeto.
• Capacitar professores por meio de cursos de atualização e capacitação técnica em futebol de campo;
• Promover a participação dos alunos dos núcleos e estudantes em campanhas sociais e ações voluntárias externas (Ações da Prefeitura de Serro/MG);
• Abordar temas esportivos e as questões mais amplas que envolvem o esporte, tais como: a violência das torcidas organizadas, as músicas cantadas, os subornos, o doping, a discriminação racial entre outros em forma de seminários, envolvendo os alunos e participantes do projeto.
• Não será cobrado qualquer valor dos alunos beneficiados pelo projeto.
• Não será prestado atendimento a qualquer atleta profissional, bem por isso o projeto é totalmente voltado a crianças e adolescentes não profissionais conforme determina a legislação vigente.
• Não cobraremos ingresso ou qualquer outro valor do público espectador.
Cultura, Arte e Igualdade
Duas vezes ao ano serão realizados festivais com atividades de jogos futebol e culturais entre os alunos dos núcleos.
Além dos jogos esportivos haverá exposição de trabalhos realizados durante as aulas.
Não será apurado vencedor ou vencido e a ideia é a de que todos participem do evento. Todos os alunos ganharão um diploma de participação alusivo ao evento.
Serão aceitas as inscrições de todas as crianças e adolescente sem qualquer tipo de discriminação de classe, etnia, raça, religião e nível socioeconômico, mas será dada prioridade para as crianças em estado de vulnerabilidade social. A única exceção é com atletas profissionais que será vedada a sua participação.
O atendimento se concentrará na capacidade de cada núcleo e de acordo com o Artigo 17 do decreto 6.180/07, no mínimo, 50% dos beneficiados pelo projeto serão alunos matriculados no sistema público de ensino.
Etapas e Equipe Proposta
APRESENTAÇÃO DO FUNDAMENTO OU TÉCNICA:
o professor ensina e demonstra os fundamentos e técnicas específicos do Futebol com qualidade e padrão de movimentos adequados e necessários, para o aluno visualizar e poder se basear;
• IMPORTÂNCIA DO FUNDAMENTO OU TÉCNICA:
mostrar ao aluno a importância do fundamento e técnica e a sua utilização durante uma partida;
• EXPERIMENTAÇÃO:
o professor observará a livre experimentação do aluno, onde uns apresentarão maior ou menor dificuldade no aprendizado. Deste modo, poderá elaborar tratamentos diferenciados no processo ensino-aprendizagem;
• SEQÜÊNCIA PEDAGÓGICA:
elaboração de exercícios educativos e formativos específicos para o aprendizado ou correção do fundamento proposto;
• FIXAÇÃO:
a conclusão do processo ensino e aprendizado se dá quando ocorre a fixação do fundamento/técnica, que é feita através da repetição dos movimentos;
APLICAÇÃO:
após fixar o movimento aprendido, o aluno faz a aplicação dentro simulações de partidas reais, através de gincanas e de forma lúdica. • Além de ensinar a técnica do Futebol, o projeto também estará atento com o desenvolvimento psicológico e físico de seu público alvo, através de acompanhamento individual e em grupo realizados pelos professores.
• ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO:
visa a transmissão de posturas e valores tais como disciplina, concentração, decisão, persistência, responsabilidade, princípios morais e relacionamento.
• ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO FÍSICO:
tem como objetivo dar condições aos alunos para desenvolverem agilidade, coordenação motora, descontração, equilíbrio, flexibilidade, força, percepção espacial, percepção temporal e resistência.
• Coordenador Geral
Responsável executivo geral do projeto.
• Coordenador Pedagógico Técnico Geral
Coordenar e fiscalizar as atividades dos núcleos, principalmente em relação à parte esportiva e técnica do projeto.
• Professores Esportivos de Futebol
Responsáveis pelas aulas de futebol oferecidas às turmas do projeto. A qualificação do professor deverá ser em Educação Física, e preferencialmente com experiência em futebol, e se possível, também com alguma experiência em projetos esportivos e / ou sociais.;
• Estagiários
Esses profissionais serão alunos dos cursos de educação física e o objetivo principal é o de dar suporte aos professores de futebol no atendimento
• Psicólogo Profissional
responsável pelo acompanhamento individual e coletivo
• Assistente Social
Com atuação ampla tem a responsabilidade do bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
• Coordenador de Materiais
Responsável pela organização e correta disponibilidade dos materiais de atividade em todos os núcleos do projeto.
• Dentista
Profissional responsável pelas avaliações iniciais e periódicas da saúde bucal/odontológica dos beneficiários do projeto.
• Fisioterapeuta
Será o responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e recuperação de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas dos atletas.
• Pedagogo
Responsável no acompanhamento educacional dos atletas para que estes aprendam a estudar. Tomem gosto pelos estudos e se sintam estimulados na aquisição de novos conhecimentos.
• Secretária de Coordenadoria
Responsável por toda a rotina burocrática relacionada aos aspectos técnicos de cada núcleo.
• Enfermeira
Profissional devidamente registrada no Conselho Regional da Profissional. Responsável pelo apoio médico geral e auxilio no pronto atendimento de ocorrências em acidentes durante as atividades de cada núcleo.
• Médico
Responsável geral pelo atendimento médico de todos os beneficiários diretos do projeto.

Lei Municipal: 1.832/96
Lei Estadual 13.342/2000
Lei Federal MJ 11355/2001.2C
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