A Arte Transformando Vidas 

O Instituto Infantil Seara De Luz com o histórico e respeito social de ações efetivadas nestes 25 anos de trabalho na comunidade de Santa Luzia/MG foca em cuidar das famílias que possuem em seus lares crianças que precisam evoluir em um segmento social produtivo - Família é a base da vida das crianças!

 

Esse é de alto-potencial para nossa comunidade por acreditarmos que cuidando das crianças e dos jovens evitamos corrigir os adultos.

 

Demonstramos com atitudes o potencial das iniciativas da sociedade civil organizada como enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social às quais os jovens de famílias de baixa renda estão expostos diariamente.

 

Para isso, também usamos a Psicoarte, Musicoterapia e o Teatro Infantil como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania em prol ao desenvolvimento social.

 

O Instituto Infantil Seara de Luz, com mais de 400 famílias atendidas desde a sua criação, faz parte de uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que ofereçam alternativas ao tempo ocioso.

 

O Instituto Infantil Seara de Luz, se dedica a oferecer às crianças, e diretamente as famílias dessa comunidade uma chance para que ultrapassem as fronteiras da pobreza e tenham contato com as possibilidades transformadoras da arte e da cultura. Além disso, proporciona reconhecimento aos participantes ampliando a sua autoestima e de forma positiva construindo esperanças e novas oportunidades para as famílias destes jovens.

 

A educação, segundo Paulo Freire, visa à libertação, à transformação radical da realidade, para melhorá-la, para torná-la mais humana, para permitir que homens e mulheres sejam reconhecidos como sujeitos de sua história e não utilizados como objetos.

 

 


Para Freire o que move a ser ético é saber que, sendo a educação, por sua própria natureza, diretiva e política, se deve respeitar aos educandos, sem jamais negar o sonho ou sua utopia. Defender com seriedade, rigorosamente, mas também apaixonadamente, uma tese, uma posição, uma preferência, estimulando e respeitando, ao mesmo tempo, ao discurso contrário, é a melhor forma de ensinar, de um lado, o direito de termos o dever de "brigar" por nossas idéias, por nossos sonhos e não apenas de aprender a sintaxe do verbo haver, do outro, o respeito mútuo (FREIRE, 2002, p. 78).

Trabalhar o conceito da arte com tipos específicos de ações e figuras artísticas, torna possível fazer que a Psicoarte, Musicoterapia e o Teatro Infantil dialogue com a vida social e impactando no desenvolvimento da criança e assim trazendo a presença da ética ligada à estética e o crescimento social e dos valores individuais e através dos estímulos à criatividade, dando vazão às emoções e aos sentimentos, além do trabalho de construção de valores relacionados ao ser humano.

É certo que a educação artística não pode dissociar-se da educação ética, nem das condições históricas e culturais. A convicção pessoal deve orientar a conduta, modelando a ideia, dando um direcionamento aos projetos pessoais e comunitários, organizando a reflexão em torno do que se julga como bem ou mal, respeitando outras culturas, as quais se organizam de acordo com os objetivos, os valores e as virtudes dos diferentes povos.

A arte, em suas diversas atividades desperta nos alunos novos valores, desenvolvendo o sentido de apreciação estética do mundo, recorrendo a referências e conhecimentos básicos no domínio das expressões artísticas, exprimindo sentimentos, emoções geradas pelo contexto, sensibilizando e estabelecendo interações através de diferentes linguagens.

Objetivos:

  • Atender uma média de 100 crianças em situação de risco social, utilizando a cultura, direcionando a Psicoarte, Musicoterapia e o Teatro Infantil como ferramentas para acolher, educar, possibilitando uma transformação social.

  • Ampliar a autoestima dos participantes do projeto, fazendo da arte uma possibilidade de realização pessoal e inserção social, significando um enriquecimento na sua formação.

  • Difundir a Psicoarte, Musicoterapia e o Teatro Infantil por meio de oficinas práticas e teóricas, possibilitando diálogo entre elas contribuindo para um aprendizado integral.

  • Divulgar junto à comunidade local, o resultado das Oficinas Práticas e Teóricas, através da realização apresentações à sociedade em geral e ao nicho do mercado da empresa patrocinadora, incentivando a continuidade dos investimentos.

 

Justificativa

  • O projeto é destinado às crianças carentes, em risco social, da Comunidade de Santa Luzia/MG.

  • O ingresso e a permanência no projeto são gratuitos, portanto, o acesso é totalmente democrático.

  • Nossa estimativa é trabalhar com aproximadamente 100 alunos.

 

Desenvolvimento

  • Montagem das oficinas e da equipe de trabalho de acordo com a faixa etária.

  • Nas oficinas de Musicoterapia serão oferecidas:

  • O conhecimento do espaço e o contato com o outro.

  • O equilíbrio, a coordenação dos movimentos e a independência dos gestos

  • Descobrir no seu próprio corpo o ritmo (respiração, pulsação, movimentos coordenados, etc.).

  • Emitir com sua própria voz, diferentes sons.

  • Concentração.

  • Memória.

  • Atenção.

  • Prontidão.

  • Desenvolvimento rítmico e melódico.

 

Psicoarte:

  • Atividades artísticas que integrem a saúde do corpo e da mente, através de trabalhos manuais.

Teatro infantil:

  • Desenvolver a auto expressão por meio da arte cênica (teatro) favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade.

 

Recursos

  • Os recursos para este projeto estão estimados em R$ 40.000,00 para contemplar todas as etapas propostas.

 

As políticas e ações afirmativas fazem a diferença no contexto social favorecendo uma oportunidade de convívio em nossa sociedade criando estratégias e fortalecendo os vínculos para uma melhor qualidade de vida na comunidade.

Diante dessa realidade solicitamos a apreciação desta Secretaria para que possamos contribuir na formação destes pequenos cidadãos.

E nos colocamos a inteira disposição para maiores esclarecimentos e ajustes para a adequação do projeto.

Sabemos da importância do investimento público e do impacto social nas vidas das crianças e diretamente nas famílias envolvidas, deste modo convidamos a apoiar e fazer parte do nosso trabalho de nos ajudar nesta luta em defesa das crianças para enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social às quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostos.

A Arte Transformando Vidas -  Psicoarte, Musicoterapia e o Teatro Infantil

 

 

 

 

Tel: (31)  9 9931 8840 - brunopucminas@gmail.com

BH - Minas Gerais - Brasil